Introdução ao turismo

A Região do Porto é o cenário perfeito para os amantes da natureza em estado puro. Repleta de veredas e recantos, esta Região atrai os que simplesmente apreciam passear, caminhar, andar de bicicleta e os mais aventureiros, em busca de precipícios, gargantas e falésias para as actividades mais radicais como rapel ou escalada.

O rio Douro possui as condições ideais para a prática de desportos náuticos, tendo já recebido importantes regatas internacionais como a que opôs as Universidades inglesas de Cambridge e Oxford. Os rios Balsemão, Bestança, Paiva, Távora e Varosa são os mais preferidos para a prática de canoagem, remo, vela e pesca desportiva.

Nas encostas dos concelhos circundantes, montes acima e por caminhos de terra batida encontram-se locais excelentes para passeios BTT e Todo-o-Terreno. No monte de Santa Helena, em Tarouca, os aficionados do parapente encontram um dos locais favoritos de toda a região norte para os seus voos com a belíssima paisagem do Vale de Cister no horizonte.

As condições climatéricas desta região são propícias à vida ao ar livre nos meses da Primavera e do Verão. Nestas épocas do ano as temperaturas altas convidam a desfrutar dos espaços verdes e da frescura das águas. Nos meses mais frios e chuvosos os rios transformam-se em aliciantes percursos que desafiam os mais aventureiros.


A região do Douro Sul é um verdadeiro paraíso para os amantes dos desportos de aventura e outras actividades ao ar livre. Terrenos montanhosos a perder de vista, surpreendentes percursos  fluviais e grandes extensões de natureza virgem compõem o quadro ideal para quem gosta de aventura.